3 Comentários

Adorei seus questionamentos e em grande parte deles eu concordo plenamente, acredito que as redes sociais acabam exterminando muito da criatividade em geral, porque só determinadas formas funcionam então acabamos seguindo elas seja para ter um livro bombado ou ter mais clientes, isso me deixa realmente triste! Eu sempre fui muito fã do diferente e do desconhecido por ser curiosa e hoje em dia a mesmice reina em várias áreas inclusive na nossa amada literatura 😔

Expand full comment

amiga, eu acho essa conversa tão importante. porque sabe que eu tava pensando sobre isso, mas extrapolando pro universo da internet/redes sociais. a gente fica num de replicar fórmulas de novo e de novo e de novo até que todo mundo enjoa e decide mandar tudo pro espaço. só pra pegar outra rede social/assunto/livro e fazer a mesma coisa até enjoar... e o ciclo continua. parece um eterno hype de paleta mexicana (lembra dela?).

e eu acho que isso só faz a gente perder em possibilidades de se apaixonar, aprender com e explorar outros gêneros e ideias na literatura. enfim, é um papo longo, né?

Expand full comment
author

o problema é que a gente, como leitor, acaba incentivando o famoso "hype" e faz com que as editoras queiram apostar em livros específicos porque nós, leitores, pedimos por esses livros. no final, a gente mesmo dá um tiro no pé. queremos enredos diferentes, mas ficamos presos nas mesmas histórias porque tem elementos que gostamos. o hype é bom porque aumenta o público de um gênero, de um livro, mas ao mesmo tempo impede o brilho de outras obras que merecem o mesmo destaque.

Expand full comment